Conheça os tipos de piso
Escolher os pisos de uma casa nunca é tarefa fácil, afinal, se trata de um dos principais revestimentos de um projeto, que influencia na estética final de todo o ambiente. Além disso, os pisos possuem diversos outros fatores que devem ser levados em consideração no momento da escolha, que vão desde resistência até facilidade para limpeza. Justamente por conta de tudo isso, é normal que surjam dúvidas e indecisões acerca de qual a melhor escolha para ser feita e em quais tópicos levar em consideração.
Sabendo disso, nós, da Banho e Casa, listamos alguns dos principais tipos de pisos e as suas especificidades. Afinal, o primeiro passo para escolher o piso ideal é conhecendo-o.
Os principais tipos de piso
• Piso Laminado: trata-se de um dos pisos mais escolhidos pelos brasileiros. Dentre as suas principais vantagens estão a facilidade para limpeza, a resistência à riscos (que é maior do que a da madeira natural, por exemplo) e o preço consideravelmente mais econômico do que algumas outras opções. Além disso, é possível encontrá-lo em grande variedade nas lojas. Contudo, possui baixa resistência à umidade e a incidência direta de luz solar, apresenta baixo isolamento acústico e exige um instalador experiente para que o resultado final fique como o desejado.
• Porcelanatos: uma boa opção para os moradores de locais quentes, já que se trata de um piso frio. Pode ser encontrado em diversos modelos, com cores, tamanhos e texturas diferentes. Além disso, não exige mão de obra especializada para a instalação, pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas e apresenta baixa absorção de água. Costuma ser fácil de limpar, porém, geralmente, exige uma limpeza diária, já que, principalmente nos modelos de cor clara, qualquer sujeira se sobressai, ficando extremamente visível aos olhos. Como outras desvantagens pode-se citar o fato das peças perderem o brilho com o tempo e serem suscetíveis a rachaduras e lascas. Vale lembrar que o porcelanato polido não é recomendado para áreas molhadas por ser extremamente escorregadio.
• Piso vinílico: trata-se de uma alternativa mais flexível, sendo menos trabalhosa do que as restantes. O seu uso não é recomendado em áreas molhadas ou externas. Além disso, pode ficar marcado por objetos pontiagudos ou, até mesmo, saltos. Entretanto, ele auxilia no conforto térmico do ambiente, permite uma fácil limpeza e apresenta bom custo x benefício.
• Cerâmico: para quem está buscando por uma opção que seja reconhecida por possuir uma boa durabilidade, o piso cerâmico pode ser o ideal. Quando bem instalados e cuidados, esse modelo pode durar até 20 anos. Além disso, auxilia a manter o ambiente mais fresco e costuma possuir um preço bem em conta. Em contraste, exige grande cuidado durante a instalação, momento em que as peças podem quebrar, não é recomendado para casas frias e pode se tornar escorregadio quando molhado.
Agora que você já conhece os principais tipos de pisos, não deixe de passar na Banho e Casa e adquirir o seu. Aqui, além de piso, você encontra diversos itens, que vão desde vasos sanitários até torneira, possuindo ainda variedade de modelos, como a torneira tradicional ou a moderna torneira aquecida.