Vaso sanitário: modelos e dicas de como escolher
Dentro de uma casa, alguns itens são meramente decorativos, enquanto outros se tratam de objetos essenciais. Entretanto, isso não significa que os itens essenciais não façam parte da decoração da casa. Afinal, ele também influenciará na estética do ambiente. Por isso, eles exigem uma grande atenção, pois, no momento da compra, é necessário se atentar à estética, mas também ao conforto e a funcionalidade já que, na maioria das vezes, se tratam de objetos utilizados diariamente ou com grande frequência.
Um deles é o vaso sanitário. Trata-se de um item obrigatório justamente por ser necessário em qualquer casa e, como dito anteriormente, ser usado diariamente. Por conta disso, sabemos que, muitas vezes, durante o momento da compra surgem dúvidas e indecisões sobre qual modelo escolher para garantir não apenas conforto e funcionalidade, mas também um banheiro mais bonito. Sabendo disso, nós, da Banho e Casa, trouxemos algumas dicas de como escolher o modelo ideal para você.
Os principais modelos
O primeiro passo para conseguir escolher o modelo ideal é conhecer as opções disponíveis e seus prós e contras. Por conta disso, listamos alguns dos principais modelos. São eles:
- Com válvula de descarga: se trata do modelo em que a válvula de descarga é separada da bacia sanitária. Isso porque o sistema de descarga é instalado na parede. Como desvantagens possui o alto consumo de água e a difícil manutenção, já que o seu sistema está instalado no interior da parede. Em contrapartida, é uma ótima opção para quem está trabalhando com pouco espaço, justamente por ser um modelo mais compacto.
- Com caixa acoplada: esse modelo, por sua vez, possui o seu sistema de descarga acoplado ao vaso sanitário. Por conta disso, não é muito recomendado para espaços pequenos. Além disso, possui um valor um pouco mais caro do que o modelo anterior. Em contrapartida, garante uma grande economia de água e uma manutenção mais fácil, já que a caixa está fora da parede.
- Com sistema a vácuo: por fim, o modelo a vácuo trata-se daquele que é constituído por um sistema de pressão. Sua principal desvantagem é o valor, já que se trata do modelo mais caro. Entretanto, também é o que traz a maior economia.
Como escolher o melhor modelo de vaso?
- A nossa primeira dica pode parecer óbvia, mas, muitas vezes, acabamos nos esquecendo no momento da compra. Consiste em definir as suas prioridades. Isso porque a melhor escolha para quem está priorizando otimização de espaço, é uma, enquanto para quem está procurando por sustentabilidade, é outra.
- Além dos diferentes modelos, há também uma grande variedade de opções em relação a cores e formatos, por exemplo. Em relação a isso, uma dica é harmonizar o vaso com a sua decoração, ornando-o com os pisos, por exemplo, ou até mesmo com a torneira. Se, por exemplo, você tiver uma torneira aquecida com traços mais curvilíneos, optar por um vaso arredondado é uma boa opção.
- Se atente se o modelo escolhido é realmente viável para você. Para isso, confira detalhes como a medida do vaso e o preço, garantindo que ele caberá no seu banheiro e no seu bolso.
Com todas essas dicas, temos certeza que você vai arrasar na escolha do vaso e encontrar o ideal para você!