Saiba a importância da iluminação na decoração de banheiro

Saiba a importância da iluminação na decoração de banheiro

Por ser funcional e necessária em qualquer ambiente, a iluminação nem sempre recebe a importância devida. Numa decoração, a luz pode ajudar na composição do ambiente, assim como pode dar foco ao objeto desejado.

Em banheiros, uma boa iluminação pode levar mais conforto e personalidade ao espaço, valorizando o cômodo, principalmente os banheiros pequenos. Por isso é importante saber quais tipos de iluminação existem e como podemos usá-las.

A função da iluminação nos ambientes

O principal objetivo é proporcionar conforto visual, permitir a visualização adequada, bem como reduzir os riscos de ofuscamento da visão.

Contudo, a iluminação de um cômodo também pode ter diversas outras funções, tais como clarear o ambiente, destacar determinados itens de decoração e espaços específicos. 

No caso do banheiro, além dos mencionados anteriormente, a luz pode causar, principalmente, sensação de conforto e relaxamento.

Tipos de iluminação existentes

A iluminação pode combinar com o acabamento, cores, textura ou toda a decoração do ambiente, e pode ser criada com a luz natural ou artificial.

A posição da luz no ambiente vai definir qual é o tipo de iluminação e qual a sua funcionalidade. Entenda:

Direta

É a luz direcionada especificamente a um lugar como, por exemplo, a luz do abajur. Ela ajuda a aumentar a visibilidade sem haver necessidade de aumentar a luz de todo o ambiente.

Indireta

Não tem um foco único de iluminação e uma de suas características é ser mais suave e aconchegante, o que torna os ambientes mais convidativos e acolhedores. Na maioria das vezes é utilizada a luz quente, ou seja, mais amarelada, que também inspira conforto e relaxamento.

Difusa

É uma iluminação normalmente feita por um ponto central no cômodo de forma a iluminar com uniformidade o ambiente por completo, sendo o tipo de iluminação mais comum. 

Além disso, é importante entender as principais diferenças entre a luz natural e artificial, e mais detalhes sobre essas questões:

Luz natural

O banheiro costuma conter apenas uma pequena janela que tem a função de ventilação e é por onde a luz natural entra. Apesar disto, os projetos costumam priorizar a incidência dessa luz para iluminar o cômodo.

Para melhorar a entrada de luz natural no banheiro, quando possível, podem ser usadas janelas maiores ou aberturas na parede, ou no teto. Além da iluminação, ajuda a reduzir a quantidade de mofo e deixa o espaço mais arejado.

Luz artificial

Esse tipo de iluminação é a mais comum em banheiros. Além de garantir a visibilidade do ambiente, destacar pontos de decoração, no tom certo, também serve para deixar o ambiente mais acolhedor.

Seja lâmpada tradicional, LED ou fluorescente, todas podem ser usadas no banheiro e cada uma pode causar uma sensação diferente, bem como combinar com a decoração.

Iluminação dentro do box

A iluminação dentro do box também é feita com luz natural, mas é um ponto que merece atenção e destaque. A ideia deste tipo de decoração é tornar o banho mais aconchegante e relaxante.

O ideal é escolher uma lâmpada que consiga iluminar todo o box e que fique embutida ou sobrepostas como painéis de LED, ou então em cores amarelas.

Agora que você já aprendeu sobre a importância da iluminação na decoração do banheiro, visite o site da Banho & Casa, uma referência nacional em acessórios para banheiros, louças sanitárias e muito mais. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *