Elegância e estilo: aprenda a usar rodapé no seu banheiro
Os rodapés podem ser instalados em diferentes ambientes da casa: sala, quarto, cozinha, banheiros e lavabos e ainda em áreas externas. Cada ambiente pode exigir um rodapé de altura e/ou material diferente.
Atualmente, existem diversos rodapés disponíveis no mercado, o que proporciona mais opção de escolha, mas também dificulta a escolha final, visto a variedade.
Neste post, vamos explicar a função do rodapé, ensinar e dar dicas de como usar rodapé no banheiro e quais características precisam ser observadas para acertar na hora de escolher o rodapé ideal para o seu banheiro ou lavabo.
Qual a função do rodapé?
O rodapé pode parecer ser apenas um item de acabamento e decoração, mas vai além disso. Ele tem três principais funções, as quais são: proteger o revestimento, melhorar o acabamento e função estética.
Quando falamos de proteção, ela pode ser tanto de umidade, que pode ocorrer por consequência da limpeza do piso com água ou pano úmido, ou ainda pelo derramamento de água e outros líquidos.
Além disso, a proteção pode se estender também para possíveis impactos de objetos, por esbarrões de pés e, principalmente, pela vassoura.
Em relação à melhorar o acabamento, o rodapé melhora a interseção da parede com o piso, que pode ter falhas. Assim, ele torna o acabamento mais uniforme e também pode esconder pequenos vãos que porventura possam existir.
Ainda, através de alguns modelos, é possível esconder fiação elétrica no espaço interno existente no rodapé.
Ademais, o rodapé pode ser usado para fins estéticos, como moldura, para destacar o piso e/ou a parede, assim como pode ser utilizado para fazer caminho iluminado com fitas de led.
Quando e como usar rodapé no banheiro
Durante a escolha do revestimento para a construção ou reforma do seu banheiro, com certeza você já se questionou sobre usar ou não rodapé.
Saiba que esta dúvida é muito comum e que não existe uma resposta exata. Isso porque tudo vai depender do acabamento usado nas paredes, uma vez que uma das funções do rodapé é justamente para proteger o revestimento.
Quando usar rodapé?
Existem algumas possibilidades para uso do rodapé no banheiro, sendo uma das principais é quando não há revestimento nas paredes, sendo o acabamento feito apenas com pintura.
Desta forma, o rodapé vai proteger o ambiente contra a umidade. Obviamente, o banheiro é um ambiente extremamente úmido, mesmo que possua bom arejamento, o que pode causar bastante desgastes e problemas na junção da parede com o chão.
Vale ressaltar que em ambientes molhados, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e externas, em que as paredes não são revestidas com porcelanato ou cerâmica, o material do rodapé deve ser resistente à água.
Quando não usar rodapé?
Ficam livres de rodapé banheiros em que as paredes tenham revestimento: porcelanato, cerâmica, pastilhas, entre outros. Isso porque, na maioria dos casos, a interseção do revestimento da parede e do chão já cumpre a função de proteger a base das paredes.
Porém, apesar de não usual, ainda é possível instalar o rodapé por cima do revestimento. Mas, neste caso, ele cumpre função decorativa.
Tipos de rodapé
Você encontra rodapés de diversos tipos, a exemplo: lisos – que são os mais comuns, além de serem leves e elegantes, e fáceis de encontrar em todos os materiais; frisados – com sulcos; de borda arredondada – este acumula menos sujeira; ou reta.
Também estão disponíveis nas mais diferentes alturas. Além dos mais decorados, que se encaixam melhor em ambientes com decoração mais clássica.
Rodapé em poliestireno
Tem sido uma das opções mais procuradas devido a suas inúmeras vantagens. É ecológico, visto que é feito de isopor reciclado, é durável, resistente à umidade e permite a passagem de fiação e cabos.
Além disso, é encontrado em diversas cores – como também pode ser pintado – e pode ser instalado em todo tipo de revestimento. Existem também de PVC, MDF, cerâmica, porcelanato, madeira, mármore e pedras, e alumínio. Na Banho&Casa você encontra este rodapé no modelo frisado e liso.