Dicas para trocar o chuveiro com segurança

Dicas para trocar o chuveiro com segurança

Trocar de chuveiro não é uma tarefa que precisa ser feita com frequência, mas em caso de necessidade, quando o chuveiro estraga ou é preciso trocar por um produto melhor, é sempre bom saber como esse processo deve ser realizado.

Apesar de parecer difícil e perigosa, essa troca pode ser feita por você mesmo, sem precisar chamar um eletricista. Com algumas dicas simples você poderá realizar essa tarefa com segurança e ainda economizar com a mão de obra.

Aqui nós vamos te mostrar como trocar o chuveiro, o que é preciso e te dar algumas dicas de segurança para que tudo ocorra bem.

Dicas básicas de segurança

Antes de te explicar como trocar o chuveiro, é importante que você saiba fazer isso de maneira segura, tanto para que você não se machuque, quanto para que não ocorra nenhum problema com a fiação elétrica da sua casa.

Cuidados pessoais

Sempre que você mexer com qualquer tipo de instalação elétrica, tenha certeza de estar fazendo isso num ambiente seco. O chão e nem você pode estar molhado nessa hora. Por isso, por mais óbvio que seja, nunca pense em trocar o chuveiro durante o banho.

Outro cuidado é com os pés. Você nunca deve fazer essa tarefa com os pés molhados e descalços. Esteja sempre com um calçado, seja sandália ou sapato, com o solado de borracha.

Dicas elétricas

Quando for realizar a instalação, os fios e disjuntores devem ser selecionados conforme a corrente e potência do chuveiro. Deve-se redobrar a atenção com o fio de aterramento, que é o que dá segurança na hora do banho e evita que ocorram choques elétricos.

É de extrema importância que a fiação do chuveiro seja exclusiva. Ou seja, não poderá ser compartilhada com outras coisas como, por exemplo, tomadas ou lâmpadas.

Saiba escolher o chuveiro

Primeiramente, saiba qual a voltagem da sua casa. Sabendo disso, escolha o modelo levando em consideração algumas características, como: tamanho do seu box, vazão e pressão da água, gasto de energia e material do produto.

Alguns modelos disponíveis no mercado: elétrico, a gás e com energia solar.

Como instalar

Agora que você já sabe algumas dicas de segurança e o que considerar na hora de comprar um chuveiro, vamos te explicar como instalar.

Materiais necessários

Basta apenas uma chave de fenda, fita veda-rosca e fita isolante.

Desligue a energia e o registro de água

Antes de começar, desligue a energia elétrica por meio do disjuntor do banheiro. Isso é imprescindível! Do mesmo modo, a água também precisa ser cortada. Para isso, é preciso desligar o registro geral de água da sua casa.

Desinstale o chuveiro antigo

Ao certificar-se que não há corrente elétrica e que o registro de água foi desligado, desconecte as ligações elétricas – dois fios para a rede elétrica e um fio terra – com auxílio da chave de fenda. Feito isso, desrosqueie o chuveiro com delicadeza para não quebrar nenhum cano.

Vede o cano

Com o veda-rosca, isole o cano que sai da parede. Passe cerca de oito voltas da fita no sentido horário. Esse passo é importante para que não haja vazamentos.

Instale o novo chuveiro

Instale os novos fios no conector com a chave de fenda. Para que não aconteça de o fio esquentar com a resistência, derreta e desligue o disjuntor, certifique-se que os parafusos estejam bem apertados.

Com a fita isolante, vede as conexões. Isso evitará possíveis choques.

Antes de ligar a chave geral, deve-se abrir o registro e deixar a água correr por alguns minutos. Há grandes riscos de a resistência queimar caso ela seja “ativada” sem água. Ligando o registro, também é possível identificar possíveis vazamentos. Tudo correndo bem, religue o disjuntor e aí tudo estará pronto para você tomar banho com o seu novo chuveiro!

Agora que você já sabe como trocar o chuveiro com segurança, visite o site da Banho & Casa pois temos tudo que você precisa para deixar seu banheiro mais bonito e moderno. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *