Dicas para escolher o rodapé ideal

Dicas para escolher o rodapé ideal

Atualmente, o rodapé deixou de ser somente uma parte funcional da construção e passou a ser também um elemento decorativo e que melhora a estética do ambiente. Entre suas funções, está a proteção, ocultação de pontos elétricos, fiações e desníveis do piso, otimização de limpeza e até iluminação residencial.

Por isso, quando se estiver montando o projeto de construção ou reforma da sua residência e pensando nas funções e na estética dos cômodos, é importante saber escolher o modelo de rodapé mais adequado.

Sabendo das diversas opções disponíveis e pensando em facilitar a sua vida, vamos explicar os diferentes tipos e materiais, além de algumas características relevantes para que você tenha o conhecimento necessário para escolher o rodapé ideal para sua casa. 

Tipos de rodapé

Existem rodapés de diferentes tipos, como os lisos, que são os mais utilizados, por serem leves, elegantes e podem ser feitos de qualquer material. Há também os frisados, que apresentam sulcos; os de bordas arredondadas, que acumulam menos sujeira; e os mais decorados, que ficam ótimos em ambientes mais clássicos.

Além das características citadas acima, o rodapé ainda por ser: embutido, sobreposto e invertido ou flutuante. Vamos explicar cada um deles abaixo:

  1. Embutido

Esse tipo de rodapé precisa ser instalado junto ao revestimento, visto que não tem nenhum sobressalto. Ele fica rente à parede e dá uma sequência natural para o revestimento.

Apesar de não ser tão comum, é um rodapé elegante, podendo ser discreto ou marcante, dependendo do revestimento escolhido.

  1. Sobreposto

É o tipo mais clássico entre os estilos de rodapé. Combina com todos os tipos de decoração e, dependendo do material feito, pode ser pintado ou customizado para harmonizar ainda mais com o cômodo.

Esse rodapé é colocado após a instalação do piso, por isso ele fica sobreposto ao revestimento.

  1. Invertido ou flutuante

O rodapé invertido fica para “dentro” da parede, dando a impressão de que a parede está flutuando. É moderno e ousado, apesar de incomum.

É ideal para decoração mais clean, minimalista e industrial. Por existir um espaço entre o chão e a parede, é possível colocar uma iluminação no rodapé.

Materiais 

O rodapé pode ser feito em diferentes materiais, tais como:

  • Madeira;
  • Gesso;
  • Poliestireno;
  • Porcelanato ou cerâmica;
  • Perfil de alumínio;
  • MDF;
  • Granito/mármore;
  • PVC.

Os principais critérios de escolha

Três principais critérios que precisam ser analisados na hora da escolha:

  1. Durabilidade e resistência: se instalado em ambientes molhados, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas, o material do rodapé deve ser resistente à água.
  2. Tamanho e altura: em ambientes grandes e/ou com o pé direito alto, rodapé altos, de 15 cm para cima, ficam muito melhores. Já em espaços menores e baixos, os rodapés devem ter de 7 a 10 centímetros, da mesma cor da parede ou piso.
  3. Combinação: o rodapé não precisa ser, obrigatoriamente, igual ao piso. Mais importante que isto, é que ele combine com o todo, tanto no estilo quanto na cor. Se o piso é mais desenhado, o ideal é que o rodapé seja mais discreto.

Conseguiu encontrar o tipo de rodapé que mais se adequa a sua preferência? Aqui na Banho & Casa existem diversos modelos de rodapé para todos os gostos.  E por ser uma loja online você não precisa se preocupar com os problemas de uma física, como o trânsito até chegar nela e a falta de conforto que só um site de vendas pode lhe oferecer. Confira aqui os melhores modelos de toalhas para você ou para o seu estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *