Dicas Banho&Casa: como usar piso vinílico em casa

Dicas Banho&Casa: como usar piso vinílico em casa

Atualmente, o piso vinílico é o revestimento mais procurado e recomendado para instalação em casas, apartamentos e escritórios. Isso porque este piso possui muitos benefícios e vantagens em comparação aos outros.

Esses benefícios vão desde a fácil instalação ao uso no dia a dia. Destaque-se, contudo, a facilidade para limpeza do vinílico, o conforto termoacústico, ou seja, abafa o barulho e se adapta à temperatura. 

Ele também é ideal para famílias com crianças e animais, visto que é um piso bastante resistente às manchas e riscos. Além disso, o piso vinílico é considerado o piso com melhor custo-benefício.

Apesar de ser famoso, o vinílico ainda é um revestimento que causa bastante curiosidade – mas você pode tirar estas dúvidas aqui.

Sabendo das vantagens, vamos listar abaixo alguns lugares em que você pode aplicar o piso vinílico na sua casa.

Vinílico x piso laminado

Antes de tudo, precisamos diferenciar o vinílico do laminado. Eles são bastante confundidos por serem visualmente parecidos, porém, os dois tipos de pisos são absolutamente diferentes.

A primeira diferença você encontra na composição: enquanto o piso vinílico é feito de PVC, o laminado é composto de camadas de materiais derivados da madeira.

Outra diferença entre eles é  a forma de instalação. O vinílico é comercializado em réguas, placas e mantas, e pode ser instalado em qualquer contrapiso – desde que limpo, nivelado e sem qualquer umidade – em três diferentes técnicas: clique, autoadesiva e cola. 

Já o formato do piso laminado é em réguas e seu sistema de instalação é somente de encaixe.

Diferentes maneiras de usar o piso vinílico em casa

Saiba onde você pode instalar o vinílico na sua casa:

Na cozinha

A principal vantagem de instalar o piso vinílico na cozinha é que ele permite levar o aconchego e a elegância da madeira à cozinha, material que não pode ser utilizado em cômodos como este.

Além de simular a madeira com fidelidade, também existem pisos vinílicos com visual de pedras, mármores e superfícies rústicas como o cimento queimado, que está em alta na decoração, e podem proporcionar de maneira econômica um visual diferente ao ambiente.

Outra vantagem é a opção para integrar ambientes, afinal, o piso da sala de estar e/ou de jantar pode ser estendido até a cozinha. Assim, é possível criar um espaço uniforme e dando a sensação de amplitude por não ter mudança de revestimento de um cômodo para o outro.

Contudo, para usar piso vinílico na cozinha utilize passadeiras ou tapetes próximos ao fogão e a pia para evitar o contato direto com a água. O vinílico até pode ser molhado, mas nunca deve ficar submerso em água, pois isto pode danificá-lo.

Para limpá-lo também é bem fácil, basta pano úmido e detergente neutro.

No quarto

O quarto é um ambiente que nos proporciona sensação de aconchego e conforto, e a instalação do vinílico neste ambiente pode ajudar a relaxar e a descansar. Isso porque ele é termoacústico, gerando conforto em relação à temperatura e ao barulho.

Além disso, o piso vinílico consegue unir beleza e inovação. E por conseguir simular a madeira, leva ao projeto um aspecto natural e aconchegante que só a madeira consegue proporcionar.

Na escada

Os pisos vinílicos são uma ótima opção para revestir ambientes, devido à sua durabilidade e às inúmeras vantagens que ele proporciona. Porém, essa funcionalidade também pode ser levada para as escadas.

O vinílico é antiderrapante e por isso oferece mais segurança nas escadas. Mesmo nas versões lisas, eles seguram os pés e evitam acidentes como escorregões, oferecendo mais segurança na hora de subir ou descer.

Já em questões estéticas, é mais fácil criar paginações diferenciadas com a versatilidade dos pisos vinílicos. Com eles também é possível usar a criatividade em cada degrau.

Na parede e até no teto

Apesar de levar o ‘piso’ no nome, o vinílico na versão colada também pode ser instalado em paredes e até mesmo no teto. Isso se deve muito a sua leveza e agilidade na instalação.

O vinílico também pode ser usado como painéis de TV e cabeceiras de cama, assim como você pode usá-lo em composições no mesmo padrão e cor que vão do piso ao teto.

Além das réguas coladas, atualmente também existem os revestimentos vinílicos de parede com base têxtil e que podem ser lavados, sendo um diferencial em comparação ao clássico papel de parede.

Agora que você já sabe como usar o piso vinílico na sua casa, confira as opções disponíveis no site da Banho & Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *