Confira o charme do nicho de embutir

Confira o charme do nicho de embutir

Os nichos embutidos estão ganhando cada vez mais espaço e se tornando tendência nos projetos de banheiros mais modernos. Se combinados com a decoração certa, dão ao cômodo elegância e funcionalidade. 

Para quem deseja ter praticidade sem perder o estilo, os nichos são ótimas opções, pois além de tornarem melhor a organização de embalagens, dispensam o uso de saboneteiras e prateleiras, que tendem a enferrujar com o passar do tempo.

Os nichos para banheiro também podem ser instalados próximo à pia, com a função de acomodar de forma organizada itens funcionais, deixando o que é mais usado sempre à mão, ou dispostos na parede para fins decorativos.

Escolhendo nicho de embutir

A escolha do nicho vai depender da função que se dará a ele. Por isso, antes de comprar, é preciso pensar se ele será instalado dentro ou fora da área de banho, para itens úteis ou apenas para objetos de decoração. 

Vale lembrar que além de ser uma peça funcional, os nichos interferem diretamente na decoração e em outros aspectos estéticos do seu cômodo. 

Um exemplo de como o nicho pode se comportar é em banheiro pequeno. Neste caso, por ser no estilo embutido, ele ocupará menos espaço na área externa da parede, mas, em contrapartida, o espaço será melhor aproveitado.

Os nichos também são ideais para banheiros que possuem pouca luminosidade. Isso porque eles evitam que o ambiente fique com sombras e cantos escuros, provocados por prateleiras e cantoneiras.

No caso de banheiros mais espaçosos, dá para apostar em um conjunto de dois a três nichos dispostos na vertical, criando uma espécie de prateleira embutida. Essa é uma opção que incrementa a decoração e dá mais funcionalidade a paredes vazias.

Tipos de nichos

É possível encontrar no mercado nichos embutidos feitos de diversos materiais, como fibra de vidro, pedra, porcelanato, plástico e outros. Diante de tantas opções, você pode escolher o que mais combina com o projeto do seu banheiro e com o seu bolso.

  1. Mármore sintético

Os nichos de mármore sintético são uma excelente opção para o seu banheiro. Sua principal vantagem é o aumento de resistência em relação ao mármore natural. Por ter uma pasta aglutinante em sua composição, normalmente a resina, o mármore sintético fica mais durável e resistente. Este modelo é vendido na Banho & Casa.

Além disso, o preço deste material é menor do que o mármore natural. Outra vantagem é que o mármore sintético pode ter visual de pedra natural, ter várias partículas de pedra aparente ou ser quase todo liso, sendo um modelo versátil. Por fim, este material não tem emenda e outro ponto positivo é sua resistência a manchas. 

  1. Fibra de vidro 

Os nichos feitos deste material costumam ser mais duráveis. Além disso, possuem um aspecto brilhante, dando ao ambiente um ar mais sofisticado. Esse material cai bem em qualquer tipo de decoração, seja minimalista, tropical, industrial ou escandinava.

  1. De madeira

Dando um ar mais rústico e naturalista, são indicados para instalação na área externa do banho e em banheiros com boa ventilação, uma vez que, dependendo do tipo de madeira, podem empenar por conta do contato com a água. 

  1. De plástico

São, sem dúvidas, mais baratos e mais simples. Para dar um toque mais pessoal, uma opção é escolher uma moldura para complementar a decoração. Nichos neste material são indicados pelo bom custo-benefício.

  1. De pedra

São autênticos e mais sofisticados. Podem ser confeccionados em mármore, granito, quartzo e outras pedras. Como têm diferentes opções, é fácil encontrar a pedra que mais combina com o estilo do banheiro. 

Nichos feitos de pedra dão um toque naturalista, escandinavo ou modernista ao ambiente.

  1. De revestimento

Se a ideia é um nicho embutido que não chame muito a atenção, essa é a opção perfeita. Os nichos feitos de revestimento possuem o mesmo acabamento que a parede, sendo aproveitado o próprio azulejo, pastilha ou porcelanato. É uma escolha discreta e funcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *