Confira 5 dicas de decoração para ambientes pequenos

Confira 5 dicas de decoração para ambientes pequenos

Além de nos proporcionar privacidade, nosso lar é onde queremos relaxar e estar junto das pessoas que amamos. E apesar do tamanho, ambientes pequenos também podem nos proporcionar este conforto, basta apenas saber decorá-los. Aqui você encontrará dicas de decoração para ambientes com pouco espaço.

Imóveis pequenos em alta

Eles são charmosos, sofisticados e estão em alta. Apartamentos pequenos, e entre eles os studios, caíram no gosto popular e estão sendo cada vez mais valorizados. A busca por moradia nas grandes cidades, bem como o sonho do primeiro imóvel, tornam os studios e lofts cada vez mais atraentes, principalmente para solteiros, jovens executivos e casais jovens sem filhos.

Diferente de ambientes amplos, que oferecem diversas alternativas, quem mora em apartamento pequeno precisa entender princípios básicos para não criar o aspecto de que o ambiente é ainda menor.

O mercado oferece diversas possibilidades para decoração e é normal que neste tipo de imóvel as pessoas tenham dúvidas. Por isso, é preciso conhecer quais as opções disponíveis para decoração de ambientes pequenos que o mantenha organizado e prático.

Decorando ambientes pequenos

Com a decoração certa, é possível dar aos cômodos a aparência de um ambiente mais amplo e aconchegante. Mas será que é tão difícil decorar este tipo de imóvel? Veja princípios básicos e dicas de decoração para ambientes pequenos.

1 – Não acumule coisas

O princípio básico para ambientes pequenos é este: não acumule! Reveja tudo o que você tem e não usa mais, como roupas, objetos e utensílios, móveis e eletrodomésticos que podem ser doados e/ou vendidos, ou se em mau estado, descartados.

Quando você descartar o que já não é mais útil, terá mais espaço para o que realmente vai tornar seu apartamento funcional e organizado.

2 – Opte por cores claras

Para dar sensação de amplitude ao ambiente, cores claras como branco ou bege são as opções ideias. Mas isso não significa que você não pode usar tons quentes como, por exemplo, em uma parede ou até mesmo no teto.

Tons claros também facilitam na escolha dos móveis, pois combinam com inúmeras modelos. Ao escolhê-los, você pode optar por tons de madeira escura que irão contrastar com as cores claras do seu apartamento.

Para compor um ambiente mais colorido, a dica é mesclar tons pastéis com objetos coloridos, tais como almofadas, tapetes, abajures e quadros. 

3 – Dê preferência à iluminação natural

A iluminação dos imóveis, além de valorizá-los, traz a sensação de bem-estar. Apartamentos mal iluminados passam a impressão de desconforto e tristeza. Além disso, imóveis pequenos tornam-se mais amplos com uma boa iluminação.

Para dar mais luminosidade, janelas amplas e/ou de vidro se encaixam melhor. Use venezianas ou cortinas leves para não carregar o ambiente. Para dar mais privacidade e evitar a entrada de iluminação noturna, as cortinas blackout são as mais recomendadas.

No caso de iluminação artificial, dê preferência à luz branca, pois torna os ambientes maiores.

4 – Saiba utilizar espelhos a seu favor

Além de um item de decoração, os espelhos podem fazer verdadeiros milagres em apartamentos pequenos. Eles criam jogos visuais e ampliam consideravelmente a profundidade do local.

Você pode usá-los em portas de armários ou em paredes inteiras, ou móveis como aparador e mesas com cadeiras de centro ou canto. A composição de pequenos espelhos confere leveza e suavidade ao ambiente.

5 – Use e abuse das paredes

Painel para TV, estantes aéreas, cabideiros, nichos para livros e muitas prateleiras. Tudo o que você puder tirar do meio do caminho e pendurar nas paredes, faça. Além de deixar o ambiente mais limpo e com menos obstáculos, itens colocados na parede têm caráter decorativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *