Como acertar na escolha do vaso sanitário?
Na hora de montar seu banheiro, uma das partes mais fundamentais é pensar com cuidado no vaso sanitário, afinal, é nele que vamos ouvir o chamado de Deus, não é mesmo?
Não só ele precisa ser confortável, mas também ser seguro, eficiente e bem instalado, pois ele deve durar uma vida toda!
Se você precisa de ajuda para escolher o vaso sanitário de sua casa, hoje trazemos algumas dicas para sua escolha ser a mais certeira possível. Vamos lá?
Vaso sanitário convencional ou com caixa acoplada?
Esses são os dois tipos de vaso e essa é a parte mais importante da sua escolha, porque depende também das condições da sua obra.
O vaso convencional tem o encanamento de água e a válvula embutidos na parede. Suas vantagens são o tamanho e o preço, por não haver a caixa atrás dele.
O vaso com caixa acoplada tem um reservatório próprio de água atrás dele, com até 6 litros, onde fica a válvula de descarga. Ele foi desenvolvido para economizar água, pois a caixa limita a quantidade liberada. É uma escolha que custa mais caro a princípio, mas que compensa com o tempo pela economia na conta de água.
Se você estiver reformando um banheiro existente, descubra qual é o tipo de vaso atualmente e, se achar melhor o outro tipo, verifique o orçamento e o prazo para um encanador fazer a adaptação.
Válvula comum ou de fluxo duplo?
O vaso sanitário é um dos maiores consumidores de água da casa. A válvula de fluxo duplo foi desenvolvida para permitir a escolha entre uma descarga de 3 litros, para o escoamento de líquidos, ou uma de 6 litros, para sólidos.
Assim, para economizar água, além de ter uma bacia com caixa acoplada, quando houver espaço, você pode escolher uma válvula dupla. Elas estão disponíveis tanto em válvulas de parede, para vasos convencionais, quanto nas válvulas em caixas acopladas.
Design, cor e acabamento
Decidido o tipo de vaso ideal, basta comparar os modelos e escolher um que se adeque melhor ao ambiente e caiba no seu orçamento.
A variação de preço entre os modelos é grande. Os modelos mais simples e baratos têm acabamentos menos sofisticados, com parafusos e encanamentos internos aparentes. Os modelos com designs mais diferentes e acabamento perfeito são mais caros.
Outras variedades de vasos sanitários
Existem alguns modelos específicos que você pode precisar para o seu caso.
Vasos sanitários de parede suspensos
Existem modelos que, ao invés de apoiados no chão, são fixados na parede. As vantagens são a estética, pois é um modelo mais clean, bonito, e que deixa o revestimento de pisos mais à mostra, e a higiene, pois o vaso suspenso do chão facilita a limpeza.
Esse modelo, porém, é mais caro, exige uma peça especial que vai embutida na parede para sustentar o peso do vaso, e tem a instalação bem mais complicada.
Já sabe qual vai escolher?
Conte com os produtos da Banho e Casa, de cubas, vasos sanitários até pisos vinílicos, temos tudo para deixar sua casa equipada.
Confira nossos produtos aqui!