Como a instalação do piso vinílico é feita?

Como a instalação do piso vinílico é feita?

Uma das inúmeras vantagens do piso vinílico é a facilidade na instalação. De tão simples, eles podem ser instalados sem a ajuda de um profissional. Mas é claro, se você não tem muito jeito com este tipo de coisa, o ideal é contratar um profissional.

É possível encontrar o vinílico em régua, manta e placas e existem três diferentes técnicas de instalação: clique, autoadesiva e cola.

Abaixo vamos explicar o que precisa e como funciona a instalação de cada tipo de piso vinílico.

Material e equipamentos para instalação

Para instalar o piso colado é necessário ter alguns materiais e equipamentos corretos para que tudo corra bem, tais como: adesivo acrílico, desempenadeira, espaçador, aplicador de cola, rolo de lã, entre outras coisas.

Já para instalar o piso de encaixe, por exemplo, não é necessário nenhum tipo de cola, visto que cada placa é colocada na base. Porém, independente da técnica, o contrapiso precisa estar limpo, nivelado e sem qualquer umidade.

Instalação para cada tipo de piso vinílico

A instalação vai variar de acordo com o tipo de piso vinílico escolhido. Veja a diferença de cada um:

  1. Piso vinílico em placas – técnica de clique

O vinílico em placa é o mais utilizado. Ele pode ser aplicado sobre outros revestimentos, inclusive sobre outro piso vinílico, e é ótimo para quem está fazendo uma reforma rápida.

Por serem encaixadas, não é preciso usar cola ou argamassa, o que torna tudo mais limpo e prático. E caso você se mude, o piso pode ser retirado e reinstalado em outro ambiente.

Antes de começar, é preciso definir se as placas serão instaladas na diagonal, linha reta ou recortes. Decidido, é feita a marcação do eixo da superfície e as placas são colocadas a partir deste ponto demarcado.

É preciso estar atento a dois detalhes: o encontro dos cantos precisam estar ajustados; e é preciso inverter os sentidos das placas, evitando assim distorções de tonalidade e proporcionando um alinhamento perfeito.

  1. Piso vinílico em régua – técnica colada

O piso em régua é instalado através da técnica de cola, sendo recomendado para ambientes onde as superfícies são completamente niveladas. Devido à fixação ser por cola, as réguas não podem ser retiradas e reaproveitadas. 

Para a instalação, aplica-se a cola específica sobre o contrapiso e em seguida as réguas. Após concluída a colocação, é preciso que o ambiente não seja acessado por um período de, no mínimo, 48 horas para que não haja deslocamento das juntas.

  1. Piso vinílico em manta – técnica autoadesiva

O vinílico em manta tem boa durabilidade e é recomendado tanto para casas e apartamentos, como empresas e hospitais, por exemplo. O recomendado é que os pisos vinílicos em manta sejam instalados por mão de obra especializada, pois exigem equipamento profissional.

Antes de iniciar a instalação, as mantas precisam ficar esticadas por, aproximadamente, 20 minutos para que saiam as marcas do rolo. Enquanto isso, o profissional fará a paginação da manta, que nada mais é do que determinar como ela será instalada.

Quando as mantas estiverem posicionadas, é então utilizado um rolo de lã para colar a manta no contrapiso de maneira a minimizar as marcas. Gostou das dicas sobre como instalar o piso vinílico? Em nosso blog temos outras dicas sobre o piso vinílico que podem te ajudar. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *