Benefícios do tijolinho ecológico
A sustentabilidade é uma tendência na construção civil, mas também é uma necessidade mundial.
Graças a ela, já desenvolvemos diferentes materiais que possibilitam às construções se tornarem menos agressivas ambientalmente.
O tijolo ecológico é uma alternativa inovadora e sustentável, pois é composto por uma mistura homogênea de solo, um pequeno percentual de cimento e água.
Depois, é submetido a uma pressão de compactação em prensa e acaba por tornar-se uma excelente opção para qualquer tipo de obra, pois apresenta um bom desempenho ambiental e custos reduzidos na alvenaria.
Hoje, vamos falar sobre esse tipo de tijolo e os benefícios que ele traz. Boa leitura!
O que é o tijolo ecológico
Os tijolinhos ecológicos atendem ao tripé do desenvolvimento sustentável, pois podem auxiliar no problema do déficit habitacional, já que são feitos de material de fácil execução, necessitando apenas de organização social para aquisição da prensa e realização dos trabalhos construtivos em sistema de mutirão.
Ele é ambientalmente correto já que não usa queima em seu processo de fabricação.
Embora tenha um pequeno percentual de cimento, o impacto ambiental é muito menor quando comparado ao processo de fabricação de tijolo que utiliza a queima do bloco cerâmico e também à quantidade de cimento usado no bloco de concreto.
O tijolo ecológico pode ser aplicado em qualquer tipo de obra desde que sejam elaborados os projetos de engenharia e que tenha acompanhamento técnico.
Embora seja possível construir vários tipos de edificações, devido ao peso, é mais utilizado em edificações térreas para minimizar os custos com a estrutura da edificação.
Quais as diferenças dele para um tijolo comum?
As principais diferenças com relação ao tijolo cerâmico e ao tijolo de concreto incluem, principalmente, um sistema de encaixe que facilita a execução, não necessitando de forma e suportam maior pressão vertical.
Proporcionando conforto térmico e acústico, passagem da instalação elétrica e hidráulica nos furos verticais e também apresentação de maiores vantagens ambientais e econômicas em relação ao tijolo cerâmico; além de usar menos cimento que o tijolo de concreto.
Existem várias normas que regulamentam os ensaios, os procedimentos de fabricação e aplicações dos tijolos solo-cimento.
Além disso, tais tecnologias que reduzem impactos ambientais, como os tijolos solo-cimento, podem auxiliar na conquista de certificações de edificações sustentáveis.
A qualidade final é preconizada por normas da ABNT.
Vamos usar um tijolinho ecológico?
Todos que adquirem este tijolinho para revestimento ficam satisfeitos.
Para sua sorte, a Banho e Casa conta com diversas opções para você escolher o seu tijolinho para parede!
Como vê, eles são baratos, simples de serem manuseados e ainda oferecem um sem-número de possibilidades, tanto para o uso quanto para fins estéticos.
Acesse nosso site e confira nossas opções de tijolinho ecológico para revestimento, assim, você consegue desbravar todo o potencial único que esse tijolo tem a nos oferecer.
Se procura deixar sua casa preparada para te receber com conforto, não deixe de ver, também, nossas diversas opções de pisos para você colocar em toda a sua casa.
Acesse nossa loja!