7 dúvidas comuns sobre o piso vinílico

7 dúvidas comuns sobre o piso vinílico

Que o piso vinílico é o queridinho entre as opções de revestimentos, isso a gente já sabe. E caso você não saiba o porquê, aqui no blog da Banho&Casa tem várias informações sobre este piso para você entender a sua boa fama.

Hoje nós vamos responder sete dúvidas referentes ao piso vinílico:

Qual é a diferença entre piso vinílico e piso laminado?

Em relação à composição, a principal diferença é que o vinílico não é composto por madeira. Ele é feito de minerais, PVC, plastificantes e pigmentos. Já o piso laminado é feito de partículas de madeira prensadas com alta densidade.

O vinílico pode ser lavado (mas não submerso na água) e pode ser em placas, réguas ou mantas. O laminado normalmente é em régua e não pode ser lavado.

Uma questão muito importante é em relação à acústica: o vinílico é muito conhecido por ser um piso que absorve consideravelmente o som do caminhar, diferente do laminado. Isso acontece porque os pisos laminados são rígidos e, consequentemente, não acústicos.

Existem diferentes formatos de vinílico?

O mercado oferece diversas opções deste piso. Existem modulares, que são compostos por réguas e placas, ou monolíticas em mantas, com diferentes dimensões, estampas e cores.

Também são encontrados em diferentes técnicas de aplicação, como o clique, auto adesiva ou cola.

Como realizar a manutenção do piso? Existe algum produto especial?

Entende-se por manutenção a limpeza do piso. Para isto, basta apenas uma vassoura ou um pano úmido com detergente neutro para retirar a sujeira. O vinílico não precisa ser encerado, mas caso deseje, deve-se utilizar uma cera acrílica.

Quanto tempo dura um piso vinílico?

Não é possível prever com certeza a vida útil do piso, visto que existem diversas variáveis que podem aumentar ou, principalmente, diminuir a vida útil de um piso vinílico.

Mas pode durar, em média, de 15 a 20 anos. Isto vai depender muito dos cuidados com ele, que devem começar desde a compra de um piso de uma marca de qualidade, instalação correta e o uso consciente no dia a dia.

Existe um contrapiso ideal para instalar piso vinílico?

O vinílico pode ser aplicado em diferentes superfícies, como cimentados, porcelanatos e cerâmicas. Independente de qual destes três, o importante é que esteja nivelado, limpo e não tenha imperfeições ou umidade.

Eles podem ser lavados?

Na teoria, o piso vinílico é a prova d’água, o que possibilita a lavagem com água em abundância. Contudo, é preciso estar atento à técnica de aplicação do piso. 

Exceto pisos clicados, os vinílicos até podem ser lavados, desde que a água seja recolhida imediatamente. A regra é lavar, enxaguar e secar, pois em caso de água empoçada, o piso pode vir a descolar com o passar do tempo.

Este tipo de piso pode pegar sol?

Se a exposição ao sol for constante e de maneira excessiva, a cor do piso pode vir a desbotar, causar manchas e nos piores casos, deformar o material de maneira irreversível. Em locais onde há grandes janelas, é indicado o uso de cortinas ou persianas.

O sol é um dos motivos pelos quais não é indicada a instalação do vinílico em ambientes externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *