6 modelos de cuba de banheiro que estão em alta

6 modelos de cuba de banheiro que estão em alta

Nos banheiros, a bancada é o móvel que mais chama a atenção, sendo as cubas o seu ponto principal de destaque. Substituindo as tradicionais pias, as cubas não só cumprem sua função, como também fazem parte da decoração, dando mais beleza e modernidade ao ambiente.

É importante escolher um modelo que atenda às suas necessidades e que se adeque ao tamanho do seu banheiro. A cuba de banheiro tem um forte papel estético e cada modelo pode ajudar a conferir estilo ao cômodo. Neste texto vamos apresentar a você os diferentes estilos de cuba para você tornar seu banheiro mais arrojado e funcional.

Diferença entre cuba e lavatório

Apesar de poucas pessoas optarem por elas, é importante saber a diferença entre cuba e lavatório, as chamadas “pias de banheiro”. A pia de coluna é tradicional e não muito utilizada atualmente. Ela é indicada para banheiros e lavabos pequenos ou que não necessitem de armário embaixo.

Já a cuba normalmente é instalada em uma bancada ou precisa de uma estrutura para fixá-la. Elas são encontradas em diversos formatos, tamanhos e cores, e podem ser fabricadas com diversos materiais. Veja os principais 

Cubas de embutir

Sendo um dos modelos mais populares, a cuba de embutir é uma opção prática e econômica. Este modelo de cuba é fixado por baixo da pedra da bancada, e geralmente a parte inferior é escondida por armários e em alguns casos, ela pode ficar aberta com a cuba aparente.

Cubas de apoio

A cuba de apoio é um dos modelos que tem ganhado destaque, especialmente pela grande variedade de modelos com design diferenciado. Em relação a torneira, alguns modelos são embutidos na bancada e outros são fixados na parede do banheiro, a depender da hidráulica.

É preciso estar atento em relação a altura da bancada que deve ser mais baixa do que o normal, assim a cuba fica na altura certa, ao alcance das mãos. Este modelo é indicado para banheiros maiores, exigindo espaço na bancada.

Cubas de sobrepor

O modelo de sobrepor é recomendado para quem não quer ocupar muito espaço abaixo da bancada. Semelhante a cuba de embutir, porém o encaixe na bancada é feito pelo lado de cima, deixando as margens aparentes e o fundo escondido pelo armário. 

Nestes casos, a bancada deve ser maior que a própria cuba e não é muito recomendada para banheiros pequenos.

Cubas de semi encaixe

Ideias para serem instaladas em banheiros com pouco espaço e que precisam de bancadas mais estreitas, as cubas de semi encaixe tem somente a parte de trás fixada, a parte frontal fica aparente e ressalta na bancada, criando um efeito diferenciado e elegante.

A cuba de semi encaixe é mais apropriada para lavabos, onde só se lavam as mãos.

Cubas de parede

Este é um modelo que se encaixa diretamente na parede, e não exige o uso de uma bancada. Esse tipo não é tão resistente porque o peso da cuba fica totalmente apoiado na parede. A cuba de parede deixa banheiros menores com mais charme.

Cubas esculpidas

As cubas esculpidas geralmente são feitas sob medida para o projeto do banheiro, usando a própria pedra da bancada, podendo ser de granito, mármore, silestone, nanoglass entre outros. 

Neste modelo, o ralo pode ficar escondido embaixo de uma ‘rampa’ que facilita o escoamento da água, criando uma bancada com um visual clean. É uma opção moderna e elegante, porém a manutenção é de alto custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *