5 maneiras de um revestimento mudar o visual de qualquer cômodo

5 maneiras de um revestimento mudar o visual de qualquer cômodo

Já se foi o tempo em que revestimentos eram apenas pisos de cerâmica e eram utilizados somente em cozinhas e banheiros. Atualmente, com as inúmeras opções de revestimentos no mercado, essa ideia mudou.

São materiais, texturas, cores e formatos que tornaram os revestimentos um dos itens queridinhos nas decorações. Por isso, neste post, trouxemos 5 maneiras de utilizar o revestimento para dar um updgrade em qualquer cômodo da sua casa!

Materiais

Você sabia que existem revestimentos fabricados em diferentes materiais? Pois é! São várias opções e cada uma delas pode se encaixar melhor nos diferentes conceitos de decoração.

Então, antes de darmos as dicas, vamos falar sobre esses materiais:

Porcelanato: sem dúvidas, é o mais famoso entre os revestimentos. É um material fácil de encontrar, além de ser funcional e uma opção simples e de baixo custo.

Atualmente, o porcelanato é facilmente encontrado em diferentes cores e estampas, bem como em azulejo português, ladrilho hidráulico, mármore, imitando cimento queimado, entre tantas outras opções.

Cerâmica: também é um dos revestimentos mais conhecidos. Se difere do porcelanato por ser considerada mais rústica. A cerâmica é encontrada em diversos modelos, acabamentos e cores, e costuma dar um ar mais sofisticado ao ambiente onde é instalada.

A grande vantagem da cerâmica e do porcelanato é a durabilidade e resistência a fungos, além de serem muito fáceis de limpar.

Tijolo: para quem busca um visual rústico, o tijolo é uma ótima opção. Entretanto, ele não transmite uma sensação de aconchego, como acontece com a madeira, por exemplo. Nessa mesma linha, vale a pena investir no ecobrick, laminado ou até em revestimento cimentício.

Pastilhas: em sua maioria, são feitas de vidro ou algum material que imita a transparência e o visual do vidro. São ótimas opções para serem usadas em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros.

Contudo, não se limitam apenas a estes ambientes. Por serem encontradas também em cerâmica e inox, além de diferentes formatos, texturas e cores, se tornam uma ótima opção para qualquer ambiente. 

Pedras naturais: pedras como revestimentos são usadas há séculos, senão milênio. Podem ser usadas em mármore, pedra mineira, ardósia, seixos, pedra portuguesa, entre tantas outras opções, uma melhores que as outras.

Porém, devido a sua composição natural, é preciso se atentar à pedra escolhida. Algumas são sensíveis à reações químicas e absorção de água, e por isso devem ser previamente analisadas que é possível colocá-las no ambiente desejado.

Tinta: para uns pode ser novidade, para outros não, mas sim: tinta/pintura é um tipo de revestimento. A mais artística, talvez, e também a que possibilita infinitas “artes” decorativas.

Por não possuir forma, pode ser totalmente personalizado. Porém, existem algumas pinturas bastante famosas, como as geométricas, texturizadas, craqueladas, degradês, com efeito palha, entre tantas outras. É um infinito de possibilidades!

5 ambientes para você modificar com revestimentos

Neste post, separamos 5 ideias de cômodos onde você pode utilizar revestimento de forma criativa e de um jeito que combine com a decoração. Confira:

1. Na fachada

Não é exatamente um cômodo, mas se você está buscando fugir do usual, nada melhor que apostar em decorar a fachada com revestimento. Você pode optar por pedra ou tijolo a vista, dando um ar mais rústico ao local.

2. Na lareira ou churrasqueira

O revestimento nesses ambientes podem trazer mais aconchego e conforto, além de valorizá-los e destacá-los no cômodo onde estão. O tijolo para a churrasqueira e a madeira para a lareira combinam perfeitamente com a proposta destas estruturas domésticas.

3. Piscina

Nem só de pastilhas precisa ser o revestimento de uma piscina. Um ótimo substituto e opção que está em alta são as tijoletas. Elas podem ser instaladas de diversas maneiras para dar um efeito diferente, como escama de peixe, por exemplo, que explora o degradê.

4. Parede e meia parede

O revestimento na parede é considerado comum, mas para mudar o ambiente, vale apostar em revestir meia parede. A principal vantagem é os tipos de revestimento que podem ser explorados, desde formatos, tipologias, texturas, cores.

Uma ideia é misturar os revestimentos como, por exemplo, a madeira, como se fosse a cabeceira da cama, e mais para cima o xadrez, puxando mais para o lado decorativo.

5. Chão

Quando falamos de revestimento, logo pensamos em chão, por isso não podíamos deixar esse fora da lista. Para fugir no casual, uma ideia é compor o piso subindo como um detalhe na parede.

Outra ideia também é fazer a transição de diferentes revestimentos conforme a mudança de cômodo.

Gostou das dicas? No site da Banho&Casa você encontra o revestimento perfeito para a sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *