5 dicas para escolher o vaso sanitário ideal

5 dicas para escolher o vaso sanitário ideal

Durante o planejamento da construção ou reforma do banheiro, alguns detalhes são deixados para a fase final, como a escolha dos revestimentos e das louças, como a cuba e o vaso sanitário, assim como outros acessórios e itens de decoração. Mas é preciso pensar bem antes de escolher o vaso sanitário, visto que ele já não é apenas uma peça indispensável e funcional. Hoje em dia o mercado oferece diversas opções e modelos.

Por isso, a escolha deve ser cuidadosa para atender as expectativas do comprador, seja moderna e se adequa a decoração do ambiente.

A seguir, vamos apresentar os diferentes vasos sanitários e algumas dicas úteis para ajudar você a escolher o vaso ideal para o seu banheiro.

3 principais categorias de vasos sanitários

Considerando o modo de descarga, são três os principais vasos sanitários disponíveis no mercado:

– O modelo com válvula de descarga é o mais popular e, consequentemente, o mais barato. Dentre os tipos, é o que mais consome água, visto que a descarga tem mais pressão e mais volume.

Seu sistema de descarga é instalado na parede, sendo um ponto positivo em banheiros pequenos, pois ocupa menos espaço. Em contrapartida, havendo problema, sua manutenção se torna mais cara por ter que quebrar a parede.

– O vaso sanitário com caixa acoplada é a opção mais popular e com valor médio. Sua instalação é simples, considerando que a caixa é acoplada no vaso sanitário, dispensando a instalação do seu sistema na parede.

Este modelo possui um reservatório próprio que dispensa água em menor quantidade para cada descarga, principalmente se houver acionamento duplo da descarga.

– Sendo o mais caro, o sistema a vácuo é o tipo mais econômico, dado que libera pouquíssima água em cada descarga. Isso porque devido ao sistema de pressão, os líquidos e dejetos são aspirados mais facilmente sem necessidade de muita água.

Dicas para escolher o vaso sanitário ideal

1. Defina o tipo de vaso sanitário: Antes de comprar o vaso, tenha conhecimento dos tipos disponíveis no mercado, assim é possível fazer uma escolha mais consciente, certeira e de bom custo-benefício.

Como explicado anteriormente, são três sistemas diferentes de descarga, e cada um tem pontos positivos e negativos. Considere o espaço, manutenção e economia, assim como encontrará a opção ideal.

2. Resistência e durabilidade: A louça sanitária não é uma peça que deve ser trocada com frequência. Muito pelo contrário, ela deve ter um ciclo de vida longo. Por isso, escolher um vaso feito de material altamente resistente, por mais que tenha um valor maior, vale a pena a longo prazo.

Nesse caso, escolha pela qualidade e não por valor, assim você não terá problemas com o vaso e isso valerá o custo. Existem opções boas e resistentes de diferentes valores, basta saber procurar e dar atenção às garantias e certificações incluídas no produto.

3. Combine com a decoração: Existem diversos modelos disponíveis no mercado, desde o design mais clean e moderno, até modelos mais clássicos. Antes de escolher pense em que tipo de decoração você usará no seu banheiro.

Ao escolher o modelo, considere a combinação com outras peças como a cuba, gabinete, pisos e revestimentos, por exemplo. Assim, é possível criar um ambiente bonito e harmônico.

4. Cores e acabamentos: Sem dúvidas, a cor branca é a mais utilizada em louças sanitárias, isso porque ela se adequá a qualquer categoria de cor que seja usada nas paredes ou em itens de decoração. Contudo, se você deseja um estilo mais ousado e moderno, existem diversas cores disponíveis no mercado, desde preto até cores metálicas.

Já em relação ao acabamento, isso vai depender muito do estilo do banheiro. Se você optar por um estilo minimalista, por exemplo, dê valor aos itens de acabamento mais acetinados e coloridos, visto que eles serão o destaque da decoração.

5. Tamanho e dimensão do vaso: É preciso ter muito cuidado com o tamanho do vaso escolhido. Isso porque não existe um tamanho padrão para este tipo de louça sanitária. Então, ele precisa ser proporcional ao seu banheiro.

A altura e largura também devem ser consideradas para maior conforto do usuário. Recomenda-se considerar um comprimento mínimo de 70 centímetros e 40 de altura. Em frente ao vaso, o ideal é deixar ao menos 60 centímetros de espaço livre. Mas lembre-se: isso tudo vai depender do tamanho do seu banheiro.

Confira as opções de vasos sanitários no site da Banho&Casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *