4 cuidados ao instalar um piso vinílico
Você está reformando ou construindo uma nova casa e quer colocar um piso vinílico em alguns ambientes? Sabemos o quanto é normal que algumas dúvidas acabem aparecendo, desde a composição até o modo de instalação da peça. Os pisos contam com a capacidade de nos oferecer uma grande variedade de benefícios, como isolamento térmico e sonoro, facilidade na hora da limpeza e também mais beleza ao local em que ele foi instalado. E o piso vinílico faz isso da melhor maneira possível.
Pensando nisso, nós da Banho e Casa separamos algumas informações bem interessantes sobre o piso vinílico e sobre a sua instalação. Confira!
A composição do piso vinílico
É importante entender que o piso vinílico conta com o PVC como sua matéria prima, que nada mais são do que substratos de minerais e plastificantes. Eles podem ser em manta, assim como em placas e régua com espessura de 2 mm a 5 mm. Saiba que o piso vinílico de 5 mm é recomendado para uso comercial por causa de sua maior resistência, pois é um local que haverá um fluxo grande de pessoas.
O contrapiso
Aqui, é muito importante que se preste bastante atenção na hora de fazer e também de ajustar o seu contrapiso para a aplicação do piso vinílico. Isso porque 95% dos casos de problema na instalação desse piso estão relacionados a um contrapiso mal feito. Por isso, é muito importante que o contrapiso esteja limpo e nivelado para que a instalação seja feita. Sendo assim, quando o contrapiso estiver com buracos, ondulações ou quebradiço, saiba que ele vai precisar ser refeito ou reajustado.
Diferentemente do que ocorre com o laminado em que algumas pequenas ondulações podem ser resolvidas com alguns ajustes pequenos no contrapiso, no vinílico ele precisa estar extremamente impecável, usando de massa de regularização. É muito importante entender isso, pois o nivelamento do contrapiso pode facilmente aumentar o preço final da instalação.
O tempo de instalação do piso vinílico
Saiba que a instalação do piso vinílico costuma ser bem rápida. Por exemplo, uma casa vazia com o contrapiso ajustado e que tenha pelo menos 80m², pode facilmente ser finalizada em apenas dois dias. Em alguns casos em que os móveis já estão no imóvel ou que o contrapiso precisa ser refeito, o tempo será um pouco maior para instalação, mas mesmo assim ele será mais curto quando comparamos a instalação de um piso frio.
Onde posso instalar o piso vinílico
O piso vinílico pode ser instalado em porcelanatos, pisos cerâmicos e mármore, mas é necessário que um aditivo seja aplicado com o intuito de fazer com que a argamassa cole no contrapiso, se isso não for feito, o piso pode se soltar junto com a argamassa.
Onde não posso instalar o piso vinílico
Saiba que o piso vinílico não pode ser instalado em piso de madeira, carpetes, forração ou qualquer piso que seja flutuante. Fora isso, não é recomendado que os pisos vinílicos sejam instalados em áreas externas, cozinhas e banheiros.
Aqui na Banho e Casa você encontra o que há de melhor em produtos para a sua casa e além do piso vinílico, você pode contar com o melhor em torneira e muito mais. Venha conferir as nossas melhores ofertas!